Cerveja nos cabelos? Especialista ensina usar a bebida para hidratar e reestruturar os fios
O tricologista Dr. João Gabriel Nunes explica que a bebida possui um grande complexo vitamínico e alta concentração de proteína
Quem aqui é amante de uma boa cervejinha gelada para matar a sede ou alegrar aquele happy hour com amigos? Além de ser uma das bebidas preferidas dos brasileiros, a cerveja — PASMEM! — também é uma poderosa aliada para ajudar na saúde capilar.
Segundo o tricologista Dr. João Gabriel Nunes, a bebida possui um grande complexo vitamínico e alta concentração de proteína que serve para estruturar o cabelo. Cervejas como Puro Malte, as mais escuras como a Ipa, Pale Ale e a de trigo — conhecida popularmente como Weisse–, possuem uma quantidade muito grande de pequenos aminoácidos facilmente absorvidos pela fibra do cabelo e, dessa forma, são mais eficazes na reestruturação e na hidratação do cabelo quebradiço.
“Graças a grande quantidade de complexo B de vitaminas e proteínas, a cerveja vai garantir que o fio de cabelo adquira uma maior flexibilidade e que o brilho dure mais”, explica o profissional. O uso regular como máscara no cabelo garante uma hidratação extra, além de impedir que as fibras fiquem danificadas pelo sol ou pelo aumento de cloro da água do chuveiro, já que ela forma uma espécie de barreira de proteção no fio, quebrando as pontes dissulfeto – que são os espaçamentos entre as fibras do cabelo.
“Recomendamos esse tipo de hidratação no máximo de 15 em 15 dias e, preferencialmente, com bebidas de qualidade como Puro Malte, escuras, Pale Ale e Weisse. As cervejas pilsen, as mais populares e vendidas em larga escala, não são recomendadas, porque não possuem os nutrientes importantes para o cabelo, como a malte em concentração alta, e utilizam uma grande de quantidade de milho e arroz no processo de maturação”, explica Dr. João Gabriel.
CERVEJA NOS CABELOS
A cerveja Puro Malte deve ser usada após a lavagem do cabelo com shampoo em uma temperatura morna para fria. A cerveja deve ser aplicada em forma de máscara, que deve ficar no cabelo por 5 a 10 minutos. Ela vai quebrar as pontes dissulfeto e ajudar a melhorar a estrutura capilar. É normal que o cabelo fique com um cheiro forte e um pouco pegajoso. A dica é aplicar uma máscara comum de hidratação, aguardar um tempo e depois lavar e usar o condicionador normalmente.
CERVEJA NA PELE
A cerveja também pode ser usada na pele para fazer esfoliações. As escuras puro malte e artesanais são as mais indicadas. No banho, usando uma bucha vegetal, aplique 200 ml de cerveja na pele, fazendo movimentos circulares, para a esfoliação. “Essa ação retira a camada morta da pele e forma uma película de proteção hidratante que vai impedir a rápida desidratação, além de ajudar a manter as características da pele”, explica o especialista, que indica o processo apenas duas vezes ao mês.
—