A pequena cidade de Ellon, às margens do rio Ythan, no norte da Escócia, tem apenas 10 mil habitantes e invernos rigorosos. Mas este certamente será o seu destino de viagem a partir de 2019, caso você seja um apaixonado por cerveja.
A cidade é a casa da BrewDog, cerveja artesanal lançada em 2007 e que, graças a uma grande estratégia de marketing (e a sua qualidade, claro), se tornou famosa no mundo todo, através de seu rótulo mais famoso, a Punk IPA.
Projeção da futura fachada da fábrica, integrada ao hotel
Até então, Ellon abrigava apenas a principal fábrica da BrewDog, mas, a partir do primeiro semestre do ano que vem, a fábrica vai dividir espaço com a DogHouse, como será chamado o “primeiro hotel de cerveja artesanal do mundo”.
Mas afinal, o que é um beer hotel? Basicamente, um lugar onde você se hospeda e vive a experiência cervejeira desde a hora que acorda até ir dormir novamente, um verdadeiro “beer nirvana”, na definição do fundador da marca, James Watt, que explica a ideia de criar o hotel:
“A DogHouse vai ser um presente para os apaixonados por cerveja artesanal que vêm visitar nossa fábrica. A ideia de abrir um ‘beer hotel’ sempre esteve na nossa agenda, e agora finalmente conseguimos concretizar o sonho, bem aqui na nossa sede”.
Para realizar a obra, a BrewDog comprou um terreno ao lado da fábrica, que atualmente tem capacidade de produzir 100 milhões de litros de cerveja. Junto ao hotel, a fábrica será ampliada em 30 mil litros. Este anexo será integrado aos quartos do hotel. Mas como será exatamente a experiência de se hospedar na DogHouse?
- Todos os 26 quartos terão uma torneira exclusiva fornecendo cerveja direto da fábrica
- Os chuveiros contarão com frigobar embutido, abastecido com os principais rótulos da marca para serem degustados durante o banho
- Todos os quartos terão vista interna para a fábrica, para que o hóspede acompanhe a produção o tempo todo, observando o trabalho dos cervejeiros
A expansão da fábica e a construção do hotel estão sendo financiados por um crowdfunding que já arrecadou 53 milhões de libras desde que foi lançado, em 2009, junto a 73.000 investidores – a maioria fãs da cerveja. Estes financiadores terão prioridade para a reservar o hotel no início das operações, antes que ele seja aberto ao grande público.
O financiamento coletivo também vai ajudar a marca a abrir cervejarias na China e na Austrália, além das fábricas que já possui nos EUA e na Escócia. A BrewDog também tem 50 bares espalhados pelo mundo, um deles em São Paulo, no Brasil.